quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você se fere por fora tentando matar o que tem dentro :'(

"Sei exatamente como é querer morrer, como dói sorrir, como você tenta se ajustar e não consegue, como você se fere por fora tentando matar o que tem dentro”. A frase, proferida por Winona Ryder no filme “Garota Interrompida”, reflete com exatidão os sentimentos de um portador de uma doença crônica e sem cura: o transtorno bipolar. ( A nova dessa semana... cortes com folha de flandres na parte interna de minha coxa... resultado: andar de pato... e um bom motivo pra nao sair de casa tão cedo.. É, eu sou louca. Uns dizem que sou, outros dizem que não sou... De minha parte não acho... Hm... Só às vezes =\))

O transtorno afetivo bipolar do humor (TAB) é caracterizado pela variação brusca e extrema de temperamento, na qual uma hora a pessoa está eufórica, feliz e satisfeita, e, no momento seguinte, em depressão profunda. Muito se engana quem acha que o distúrbio é relativamente recente. Segundo o psiquiatra José Alberto Del Porto, professor titular da Unifesp, os primeiros relatos referentes à doença bipolar remontam há muitos séculos. “Na realidade, há descrições sobre a doença desde o século I d.C., feitos por Araeteus da Capadócia, sobre a unidade da doença maníaco depressiva”.

A bipolaridade é caracterizada pela ocorrência das fases maníacas, depressivas e pelos estados mistos (sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo). As classificações oficiais incluem o transtorno bipolar do tipo I (mania plena e depressão maior) e o transtorno bipolar do tipo II (depressão maior alternada com hipomania – pequena mania -, ou mania mitigada, de menor intensidade e duração). O transtorno bipolar do tipo II é o mais prevalente na população geral, porém ainda pouco diagnosticado.

Fases do Transtorno Bipolar

°oOo°Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;(Ou seja, quando tou assim, sou a própria palhaça ridícula se achando a boa -.-' ridícula, ridícula, ridícula se pensar muito agora, me atiro da janela =\)

°oOo°Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”; (Quem tá mais perto de mim sofre mais =\ Só minha mãe me aguenta... só... é a única que me ama!)

°oOo°Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las;( É ótimo, ne? NAAAAAOOOO qdo acaba parece que nao consigo nem respirar que cansa... É tudo cinza... as cores acabam =\)

°oOo°Otimismo e confiança exageradas;( A ultima coca cola do deserto, a última bolacha do pacote -.-'No meu caso, se não tiver um decote até o umbigo é pouco, se não pegar todos os projetos da escola pra liderar, é pouco... palhaça, ai q ódio!!)

°oOo°Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;(é!)

°oOo°Crenças irreais sobre as próprias capacidades, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais; ( Se eu souber que alguém riu eu mato, mas já saí por aí sentindo cheiro de Deus... sabia onde ele tava... bem, é uma coisa que não sei explicar e nem sei se é de todo irreal... Mas o Fernando disse que se assustou muito comigo quando eu tava farejando Deus :S MAS ISSO NAO É LOUCURA, POXA!! Pra mim que era uma sensibilidade mais apurada, não sei explicar...)

°oOo°Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Aumento do impulso sexual; (Nem comento... Ainda não aceitei algumas coisas... Só nao sei como fico tão linda... porque não é algo só por dentro, eu fico por fora também.. Será que isso justifica como eu era doida? Chuva... tempestade... Só Xochiquetzal salva. Amém)

°oOo°Insônia e pouca necessidade de sono;

°oOo°Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos. Humor melancólico, depressivo; (Juraa? eu me vicio fácil em certas drogas que me mantêm acordadas vários dias sem pensar em mais nada, sem comer, sem tomar banho... A pior delas é orkut. Não fico bêbada com cerveja. É agua.)

°oOo°Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;( Anedonia, acho. Tava assim semana passada... E rezando pra o mundo acabar mesmo em 2012 como dizem!Que venham as profecias astecas. Amém. )

°oOo°Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;(A feiúra volta... É aí q engordo... mesmo que só coma uma vez por dia... )

°oOo°Inquietação ou irritabilidade; (Corpo parado, mente insana, ideia q come o rabo da proxima ideia que come o rabo da proxima... idéia inacabada, louca e um parada como um tótem. Quem olhar pra mim pensa: essa retardada é oca, mas por dentro estou MUITO agitada.)

°oOo°Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;( Pois é: em euforia eu peso geralmente 60 kg, em depressão, 100 kg. Não é mentira... É sempre assim... ciclos... alguem ja me disse q eu ficasse eufórica por emagrecer. Não... eu começo a emagrecer qdo estou tão bem (-.-') que as 4h da manhã posso sair pra caminhar pela rua, sem medo de assalto nem nada, e ainda por cima cantarolando, pra ver a natureza acordar... sei lá, mas essas idiotices me emagrecem :S Também posso me alimentar de vento... uma vez vi estrelinhas... qto tempo sem comer? dois dias... juro. Minha prima passou quatro... desmaiou na rua e foi direto pro hospital. Não é anorexia, é falta de necessidade de comer.)

°oOo°Excesso de sono ou incapacidade de dormir;(18 horas de sono...ainda bem que essa fase tá passando... O sono pra mim é meio que fuga... tipo... É meu porre psiquico, é melhor dormir, sonhar que estar acordada convivendo comigo e com as pessoas, principalmente se eu estiver de consciencia pesada por alguma razão)

°oOo°Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);

°oOo°Fadiga ou perda de energia;

°oOo°Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;( Eu ainda não me perdoei pelas muitas coisas que fiz... Coisas que estou conseguindo falar aos poucos pra Taísa, mas é dificil...E tenho o vício maluco de todas as vezes antes de dormir pensar em como seria se eu voltasse no tempo, até determinada época da infancia pra refazer tudo.. e penso, penso, até dormir, querendo sonhar com isso... e quando sonho é bom... É quase todo dia... Mas é uma mania que dói, machuca ficar remoendo muita coisa, mas qto mais doi parece que é melhor e eu fico me machucando, machucando... E nao consigo parar.)

°oOo°Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões; ( Meu amigo André vive me chamando atenção por isso... Acho que meus neurônios morreram por eu dormir tanto)

°oOo°Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio.

De acordo com Del Porto, a prevalência do transtorno bipolar, em suas formas típicas (I e II), chega a 1,4% da população geral (Dados baseados em estudos epidemiológicos realizados nos Estados Unidos, por Kessler). “No entanto, ao incluir nas estatísticas as formas mais brandas da doença – o chamado ‘espectro bipolar’-, a prevalência chega a 4,5% da população geral, o que faz do transtorno bipolar um verdadeiro problema de saúde pública”, alerta. ( Hoje é a nova moda...)

Possuidora de uma carga genética amplamente reconhecida, a doença pode ocorrer não só na fase adulta, mas em qualquer fase na vida. “Embora se inicie geralmente no adulto jovem, o TAB pode começar também na infância e na adolescência. Nessa faixa etária, os episódios podem apresentar oscilações muito rápidas do humor, entre depressão e mania, muitas vezes no mesmo dia”. Nesses casos, o diagnóstico deve ser realizado por psiquiatras em conjunto com psicopedagogos. “A enfermidade também acomete os idosos, motivada, na maioria das vezes, por causas orgânicas como as várias formas de demência comuns com o avanço da idade”.

A detecção do transtorno bipolar exige tempo, investigação cuidadosa e, muitas vezes, entrevistas com os familiares do paciente. O diagnóstico precoce é importante, pois pode prevenir recorrências futuras e deterioração da qualidade de vida. “O diagnóstico não pode ser feito de forma ampla. É preciso levar em consideração uma série de critérios, como a duração dos sintomas, alteração no funcionamento do organismo, mudanças no relacionamento social, entre outros. Apesar de não ter cura, é possível prevenir os episódios com o tratamento adequado, que inclui medicamentos estabilizadores do humor e acompanhamento psicoterápico”, orienta Del Porto. (Ainda não tomo meus remédios direitinho, mas é uma meta...Não sei pq eu enrolo tanto... Até minto pra minha mãe... Agora cismei que meus remédios nao me deixam chorar e também tiram minha libido... Tomara que Dra. Shirley volte logo pra eu conversar meus grilos com ela... aff... eu sei q tenho de tomar, mas as vezes FUJO, passo longe, esqueço, perco o remedio, perco a receita, só pra nao tomar... E minha mae me obriga a tomar na frente dela... dou aqueles berros lindos se me irrito demais... mas acabo dando jeito de não tomar... Não queria ter sentimentos de plástico =\)


Atualmente, existem no mercado opções de tratamento do transtorno bipolar capazes de reduzir os efeitos colaterais normalmente causados por este tipo de medicamentos. Incluem-se entre elas o Geodon (cloridrato de ziprasidona), que teve uma nova indicação para o controle da mania bipolar aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Indicado também para controle da fase aguda, prevenção de recorrência em pacientes bipolares e para portadores de esquizofrenia, o produto tem a vantagem de não apresentar alguns dos efeitos adversos associados aos demais antipsicóticos atípicos, como ganho de peso excessivo e indução à síndrome metabólica (aumento do colesterol, triglicérides e da glicemia).

Aprender a viver com uma condição crônica não é impossível. O psiquiatra ressalta a importância da adoção de alguns hábitos que os portadores de transtorno afetivo bipolar podem adotar no seu cotidiano para ajudá-los a conviver com a doença. “É muito importante a educação do paciente e de seus familiares quanto à necessidade da adesão ao tratamento. Dormir e acordar em horários regulares e evitar os trabalhos em turnos é recomendável, uma vez que o bipolar costuma trocar o dia pela noite. Também é indicado evitar o consumo de álcool, cafeína, cigarros e drogas, como maconha e cocaína, que podem precipitar crises. Outra sugestão é participar de grupos de psicoeducação, que auxiliam e ensinam o paciente a lidar com a doença e prevenir suas recorrências”, orienta Del Porto.(Isso que eu coloquei em negrito muito me interessa... Eu queria muito ter uma rotina, com tudo certinho, como tinha no hospital: hora de comer, hora de banho... Mas eu nao sei e minha familia nao pode me ajudar muito, porque ninguém tem horarios pra nada... Mas eu queria)


Transcrito desse site aqui. (clique)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Não sei...

Por que essa tristeza?
E por que me irrito com minha mãe, se eu sei que ela é a única pessoa no mundo que me ama de verdade?
E por que eu acordei cheia de planos, ontem queria cancelar a net e investir dinheiro em depilação e hoje estou sem conseguir me arrastar nem do sofá para a cama?
Por que eu escrevo coisas lindas na minha mente e na hora de escrever aqui eu esqueço tudo?
Por que eu esqueço tanto?
E por que não esqueço as besteiras que me doem, como uma mentira contada ou um troco que não devolvi certo?
Por que eu penso tanto em me cortar como antes?
Por que me acho tão ridícula?
Por que nao consigo deixar de pensar em mim?
Por que não fico tao feliz como pensei que ficaria quando vejo que enfim tou cuidando bem de um pequeno ser?
Por que eu penso em fazer um emprestimo pra investir em mim, pra me arrumar pro trabalho e antes mesmo de ter o dinheiro em mãos prometo presentes pra minha sobrinha, pra minha mae... e acabo endividada sem ter feito divida, sem ter tido dinheiro, sem nem sequer ter saido de casa pra resolver uns problemas que preciso?
Por que essa porcaria de remedio me faz tremer tanto?
E porque tira meu tesao, e nao me deixa rir nem chorar em paz?
Por que eu me sinto um ser arttificial se fico tomando remedio?
Por que me irrito quando vejo alguem louvando um deus?
`]Por que me vicio tão fácil e nas coisas mais bestas possiveis? tao bestas que tenho vergonha de falar... mas o vicio tao forte que me armarra e nao quero fazer outra coisa? so aquilo e aquilo?
Por que ja nao gosto de conversar com as pessoas da net?
Por que eu sou tão besta, ridicula, totalmente esquisita e ainda assim sonho que um dia alguém vai me amar e me suportar?

Tudo em volta é estranheza

Não fui à psicologa hj... Não tomei remedios ontem nem hoje... E queria mandar todo mundo se f&%$@